quarta-feira, 13 de março de 2013

O jeito "torto" do direito brasileiro.


Direito (dicionário) - s.m. Complexo de leis ou normas que regem as relações entre os homens. / Ciência que estuda essas normas. / Imposto, taxa: direito alfandegário. / Faculdade de praticar um ato, de possuir, usar, exigir ou dispor de alguma coisa

 

   E quais são os nossos direitos? Nunca concordei com o sistema de leis que regem o nosso país, sempre fui resistente aos advogados, sempre achei linda a maneira rebuscada de escrever, mas tanto quanto a escrita, a lei mantém uma tradição, uma regra, diga-se de passagem, uma infeliz de regra de não mudar, não progredir, não avançar.

   Os advogados dirão: Quanta besteira, quanta bobagem!  Não tão leiga assim, nem tão conhecedora do assunto. Não falo com propriedade, porém não sou alienada por completo. Informei-me sobre o caso do goleiro Bruno, por exemplo, e o que me revolta é saber que o Estado, as leis e até mesmo os Direitos Humanos acreditam na recuperação de um homicida. Um assassino frio, uma pessoa que calculou com requintes de crueldade a morte de alguém é julgado pelas mesmas leis e interpretações de pessoas que cometem pequenos delitos, por uma série de motivos, alguns até por serem vítimas do ‘sistema’. 

   Cadê a interpretação, a brecha, a flexibilidade da lei, da punição, da sentença? Cadê aquela lucidez que enxerga que cada caso deve ser analisado individualmente e que o sistema legislativo deve ser renovado e reconsiderado? Não dá pra esperar muito de um país, onde o homem que se envolveu no maior escândalo político do congresso, retornou ao cargo, gritando aos demais deputados: - QUEM MANDA AQUI SOU EU!

Pois bem, e pelo visto nós só obedecemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário